Desde o mês de janeiro de 1981, quando um jovem menino de 15 anos oriundo dos Cariris Velhos começava a observar as coisas e aportava em Lagoa Seca/Campina Grande com um matulão repleto de sonhos e em busca de um lugar ao sol, as campanhas políticas são as mesmas. Mudam os personagens, estratégias, cenários e os marqueteiros; o enredo e a essência são iguais.
As propostas e promessas - as mais esdrúxulas, mirabolantes e algumas impossíveis de execução - impressionam. E se repetem! Muitas, ou a grande maioria, com a nítida intenção de enganar o povo, que apesar da secular descrença, acaba cedendo às tentações. E volta a acreditar!
Em São Paulo, por exemplo, o até então desconhecido Pablo Marçal, que concorre à prefeitura de uma das maiores cidades do mundo; um dia administrada pela conterrânea e sertaneja de Uiraúna, Luíza Erundina, tem prometido uma verdadeira pérola. Diante de tantas necessidades que a metrópole têm, surge a promessa da construção de um prédio (pasmem) de um quilômetro de altura; um verdadeiro arranha-céu.
Mas, qual é a real serventia mesmo deste edifício? A "viagem" - ou mesmo "miragem" - seria superar o Burj Khalifa, construído em Dubai, nos Emirados Árabes, com 828 metros de altura, e movimentar o turismo e, consequentemente, a economia paulistana.
Pensando aqui com meus botões: "é o começo do fim, ou é o fim", como um dia disse o também caririzeiro Vital Farias, cantor-compositor autor de "Ai que saudade d'ocê".
Guardadas as promoções, é a mesma "viagem" de uma candidata a vereadora de Campina Grande que vem prometendo criar na cidade uma "praia seca". Será às margens do Açude Velho?
O pior é que as promessas são replicadas muitas vezes por todos os candidatos e se perpetuam ao longo do tempo. A área de maior preferência não poderia ser outra: saúde, um problema que se arrasta há anos e que parece um caso perdido; sem solução.
Desde 1981, quando o franzino menino caririzeiro migrou, algumas promessas são feitas por situação e oposição em Campina. E hoje se repetem por quase todos os candidatos, resgatando o adágio de que a "cantiga da perua é uma só": revitalização da Feira Central, implantação do VLT, despoluição do Açude Velho, implantação do porto seco, shopping a céu aberto e o projeto Multilagos, só para lembrar alguns...
E o pior é que o menino está quase um SESSENTÃO!
Sensação
Vento
Umidade