O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro determinou que o mentor da chamada Barbárie de Queimadas, Eduardo dos Santos Pereira, volte a cumprir pena na Paraíba. Ele estava preso na Penitenciária de Segurança Máxima de João Pessoa, condenado a 106 anos de prisão, mas fugiu em novembro de 2020 e foi recapturado em março deste ano, no município de Rio das Ostras, no Rio de Janeiro.
Eduardo e um grupo de amigos foram responsáveis pela Barbárie de Queimadas. Trata-se de um caso de estupro coletivo seguido do homicídio de Izabella Pajuçara Frazão Monteiro e de Michelle Domingues da Silva, ocorrido em 12 de fevereiro de 2012, no município de Queimadas, na região de Campina Grande.
A decisão da desembargadora Suely Lopes Magalhães é baseada em um pedido da Secretaria de Administração Penitenciária da Paraíba para que Eduardo retorne e cumpra pena no estado. Além disso, o órgão também informou que o condenado não possui processos penais no Rio de Janeiro.
Na decisão, a desembargadora destacou que Eduardo dos Santos cumpriu 8 anos e nove meses na Paraíba, e que não constam solicitações da defesa no processo para que ele fosse transferido para o Rio de Janeiro. De acordo com os autos, a defesa só pediu o cumprimento da pena no estado após a recaptura no município de Rio das Ostras. A Barbárie de Queimadas ganhou muita repercussão, inclusive, fora do Brasil.
Sensação
Vento
Umidade