.Foi publicado na tarde desta sexta-feira (14), em edição extra do Diário Oficial da União, o decreto de nomeação do professor Camilo Allyson Simões de Farias como reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) para o quadriênio 2025-2028.
Assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o decreto entrará em vigor a partir do dia 24 de fevereiro. O ato restabelece o critério democrático da escolha do dirigente institucional, respeitando-se a ordem da lista tríplice encaminhada pelo Colegiado Pleno do Conselho Universitário da UFCG ao Ministério da Educação (MEC).
Camilo Farias foi eleito, juntamente com a professora Fernanda de Lourdes Almeida Leal (vice-reitora), com 61,32% dos votos válidos no segundo turno da consulta democrática à comunidade da UFCG, realizada em dezembro passado. Camilo vai substituir o professor Antônio Fernandes.
Doutor em Engenharia pela Universidade de Ehime, do Japão, mestre em Ciência e Engenharia de Materiais e graduado em Engenharia Civil, ambos pela UFCG, Camilo Farias já foi vice-reitor e secretário de Planejamento e Orçamento, de 2017 a 2021, sendo reeleito e não nomeado, com o então reitor Vicemário Simões, para o mandato atual (2021-2025).
"Agradecemos, mais uma vez, o apoio recebido. Juntos, começaremos a escrever uma outra página na nossa história institucional, que retoma à normalidade democrática, uma vez que o escolhido pela sua comunidade foi referendado pelo atual Presidente da República" , disse Camilo.
O professor prometeu, ainda, "um novo tempo na instituição". Segundo Farias, a transição será iniciada de
forma imediata e a posse deve acontecer no dia 24 de fevereiro.