O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu a situação de emergência nas cidades paraibanas de Mamanguape e Mataraca, no Litoral Norte, que foram gravemente afetadas por fortes chuvas que causaram enxurradas na região.
A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira (17), permitindo que as prefeituras desses municípios possam solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, com o intuito de minimizar os danos e ajudar na recuperação das áreas atingidas.
Até o momento, a Paraíba tem 119 reconhecimentos vigentes, dos quais 115 são por estiagem, dois por enxurradas, um por erosão costeira/marinha e um por inundações.
Mamanguape e Mataraca enfrentaram inundações e alagamentos que causaram sérios prejuízos à infraestrutura das cidades, além de afetar diretamente a população.
Entre os dias 5 e 6 de fevereiro, Mataraca foi a cidade onde mais choveu no estado. Em 24 horas, foi registrado um acumulado de 210 milímetros, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Foi o dobro esperado para todo o mês.
Com isso, diversos transtornos foram registrados e cerca de dez famílias acabaram desabrigadas ou desalojadas.