Marpet
marpet
AGRESSÃO

Empresas de telecomunicações que não se adequarem ao ordenamento urbanístico terão os cabos e fios removidos

Na rua Aprígio Ferreira Leite, no Catolé, além de fios soltos e da agressão à paisagem urbanística, as pessoas que residem na área e as que passam no local, convivem com um outro incômodo: há no poste entre a fiação uma colmeia

03/03/2025 18h02Atualizado há 4 semanas
Por: Redação
Fonte: Codecom
Foto: Jornalista Bastos Farias
Foto: Jornalista Bastos Farias

As empresas de telecomunicações de Campina Grande terão que se adequar ao ordenamento urbanístico da Prefeitura Municipal a partir deste ano ou terão seus cabos e fios removidos dos postes da cidade. A nova medida, que visa garantir a segurança e a qualidade de vida da população, será fiscalizada pelo Procon Municipal, conforme determinou o prefeito Bruno Cunha Lima.

Segundo o coordenador do Procon, Waldeny Santana, o órgão iniciará a operacionalização do Projeto de Reorganização dos Cabos de Telecomunicações na cidade, que foi firmado entre a Prefeitura e a Energisa Paraíba, durante reunião na sede da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), com o objetivo reforçar o compromisso da gestão municipal em modernizar a infraestrutura urbana, garantindo mais organização e segurança para a população.

Em quase toda a cidade, há casos de fios caídos ou embaralhados nos postes, o que vai de encontro à segurança das pessoas, além de causar poluição visual. Na rua Aprígio Ferreira Leite, no bairro Catolé, à altura do número 265, por exemplo, dois fios estão arreados há meses, dificultando até mesmo a passagem das pessoas na calçada e na entrada da casa.

Além da agressão à paisagem urbanística, as pessoas que residem na área e as que passam no local, convivem diariamente com um outro incômodo: há no poste entre a fiação uma colmeia, com as abelhas vez por outra atacando.

“O Procon-CG vai começar pela identificação das empresas responsáveis pelos cabos desorganizados ou inutilizados que estão amontoados nos postes da nossa cidade e notificá-las para que se regularizem”, informou Waldeny Santana, acrescentando que o passo seguinte será definir as áreas prioritárias e promover a remoção dos cabos e fios de empresas que não atenderam ao chamamento do poder público.

PLANO

O plano de trabalho do Projeto de Reorganização dos Cabos de Telecomunicações prevê, desde o levantamento do número de empresas de telecomunicações em operação em Campina Grande, um levantamento detalhado da situação das fiações nos postes, seguido da notificação das operadoras para que realizem os ajustes necessários. Caso as empresas não atendam às exigências dentro dos prazos estabelecidos, o Procon Municipal deverá aplicar sanções administrativas, quem inclui multas até a suspensão das atividades da empresa.

O Projeto de Reorganização dos Cabos foi alinhado pelo prefeito Bruno Cunha Lima com o diretor técnico e comercial da Energisa, Fábio Lancelotti; e o supervisor de Relacionamentos da empresa, Romulo Pereira Gomes, durante a mesma reunião, que também contou com as participações do coordenador do Procon-CG, Waldeny Santana; e do secretário da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Dorgival Vilar, entre outros representantes das duas instituições.

Segundo o coordenador do Procon, a intenção é que os responsáveis pelos fios e cabos instalados nos postes atendam a nova legislação, padronizando a instalação e manutenção de novos cabeamentos de energia elétrica e de telefonia, bem como façam a retirada dos cabos sem utilização, para reduzir riscos à população.

ENERGISA

O diretor técnico e comercial da Energisa, Fábio Lancelotti, informou que a empresa irá colaborar com a Prefeitura durante todo o processo e que vai iniciar um mapeamento para identificar todas as redes de telecomunicação instaladas nos postes da cidade para auxiliar o Procon Municipal no trabalho de identificação das empresas com irregularidade.

Além disso, o Procon-CG também continua a campanha para que os moradores da cidade denunciem a existência de fios e cabos soltos ou em desuso nos postes do Município, pelo aplicativo da Prefeitura “Campina com Você”, na seção do Procon Municipal, um espaço denominado Denúncia de Fios Soltos. Nesse local as pessoas poderão formalizar denúncias, ajudando nesta ação.

Com isso, o Procon Municipal poderá atuar com mais celeridade na cobrança pela regularização, garantindo que as empresas responsáveis pelos cabos e fios instalados nos postes de Campina Grande, façam os ajustes de forma eficiente. Com essa iniciativa, a expectativa é que a cidade tenha um ambiente urbano mais seguro e organizado, assegurando também maior qualidade na prestação dos serviços de telecomunicação, como determinou o prefeito Bruno Cunha Lima.

Codecom

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.