O jornalista Ronaldo Leite foi condecorado nesta quinta-feira (13) pela Câmara Municipal de Campina Grande com o Título de Cidadão Campinense. A autoria do projeto é do vereador Olimpio Oliveira (Podemos). A sanção foi do então prefeito Romero Rodrigues.
Natural de Itaporanga, no Alto Sertão paraibano, Ronaldo é jornalista e escritor. Durante cinquenta anos dedicou a sua vida pessoal e profissional às causas e às coisas de Campina Grande.
Ele conheceu e aprofundou-se em pesquisas sobre o que viu e acompanhou de perto: área policial. Ronaldo Leite chegou a escrever o renomado livro "Mão Branca - A Verdade Sobre o Carrasco", que hoje está na França, em Cuba, na Argentina, nos Estados Unidos e na Alemanha.
A obra foi tema de monografias, doutorado, dissertação, documentários e simpósios. O autor concedeu centenas de entrevistas em emissoras de rádios e de televisão, portais, blogs etc.
VIDA PROFISSIONAL
O livro "História da Imprensa na Paraíba", de autoria do jornalista, professor e escritor Gilson Souto Maior, retrata com muita fidelidade a trajetória profissional de Ronaldo Leite, de quem Gilson foi contemporâneo na década de 1980.
Na primeira parte do seu relato, Gilson reescreve que "Ronaldo Leite, com passagem pela redação da TV Borborema e Rádio Borborema, também se destacou no Diário da Borborema. Durante muitos anos, cobriu os acontecimentos policiais da cidade e região, e viveu, também, os momentos difíceis para os repórteres da área, quando Mão Branca (O maior e mais temido grupo de extermínio do Brasil) aterrorizava toda a região".
Ronaldo foi um dos mais destemidos repórteres da área policial, com atuação no jornalismo campinense. Passou também por outros periódicos da cidade, como Jornal da Paraíba, Gazeta do Sertão, Seminário Folha de Campina. Foi correspondente do Jornal O Globo, do Rio de Janeiro, Secretaria de Comunicação Social do Governo do Estado e Assessor Especial das Secretarias de Agricultura, Irrigação e Abastecimento, Educação e Cultura, Casa Civil do Governador, Comando Geral da Polícia Militar e Assembleia Legislativa do Estado.