marpet
PMCG 3 BODOCONGO
Marpet
COLUNA 2
pmcg 2
EX-PREFEITO

O NOVENTÃO Enivaldo!

Campina sabe bem reconhecer as sementes plantadas que hoje viraram frutos pelas mãos deste futurista

PONTO & PRONTO

PONTO & PRONTOBASTOS FARIAS

29/03/2025 09h48Atualizado há 3 semanas
Por: Redação

Simples, alegre, comunicativo, sábio, polêmico - muitas vezes - e um homem com uma visão à frente do seu tempo. Em resumo: Enivaldo Ribeiro.

No último dia 26 de março, o "mago" festejou 90 anos. E fez a urbe voltar ao tempo para relembrar seus feitos, como prefeito (1977/1983), que deram uma contribuição imensurável a Campina, para que ela se tornasse cada vez maior (e GRANDE em todos os sentidos), como é hoje.

Com uma visão urbanística e progressista, Enivaldo verdadeiramente rasgou a cidade, fazendo a vida deixar as cercanias centrais e as suas limitações para se expandir aos bairros em busca do progresso. Exemplos claros são a construção e prolongamentos de avenidas como a Manoel Tavares, Floriano Peixoto e Almirante Barroso. Só para citar algumas...

São inúmeras ações e obras importantes que contribuíram de forma decisiva para o crescimento de Campina, principalmente nos lados urbanístico, cultural, social e econômico. O multimídia Gustavo Ribeiro - sobrinho do Mago -, numa parceria maestral com o designer Marçal Ozanan, espalha pelas ruas da eterna Rainha da Borborema um resgate do que Enivaldo fez pela terra. E, pelo que a história mostra, 90 anos são poucos para destacar em placas de outdoor todos os feitos.

Importante a homenagem, em vida, como forma de passar às novas gerações - muitas vezes desprovidas de informações - o que foi construído no passado para Campina chegar até aqui. Por exemplo: hoje temos "O Maior São João do Mundo", uma ideia magnífica do ex-prefeito Ronaldo Cunha Lima, mas foi Enivaldo quem plantou a semente muito lá atrás.

Foi nos "Coqueiros de Zé Rodrigues", hoje Parque do Povo, que os festejos juninos campinenses começaram a alçar voos. Ribeiro desapropriou a área e deu vida ao São João com o famoso palhoção.

O Distrito dos Mecânicos, Centro de Madeira, criação de bairros como Pedregal e Catingueira, primeiro shopping center, cinemas 1 e 2, enfim... São obras que ficaram eternizadas.

O bom é que a história muitas vezes se apaga, mas Enivaldo está aí no auge dos seus 90 anos para revivê-la! E Campina sabe bem reconhecer as sementes plantadas que hoje viraram frutos pelas mãos deste futurista.

Com certeza está na galeria dos que fizeram e fazem por Campina!

É... 

* BASTOS FARIAS - Jornalista por formação, e vocação, o colunista é formado em Comunicação Social (Habilitação em Jornalismo) pela Universidade Estadual da Paraíba, onde também graduou-se em Estudos Sociais. Tem passagem por diversos órgãos de comunicação da Paraíba: Diário da Borborema, Jornal da Paraíba, A União, Rádio Borborema, Rádio POP Cariri, TV Borborema (SBT), TV Manaíra (Band/RedeTV), Portal Paraibaonline, POP Notícias e DaParaíba, exercendo várias funções; de repórter, editor-chefe a gerente de jornalismo. Atuou também no Recife-PE, no Projeto Nordeste (Diário da Borborema, O Norte e Diário de Natal, tendo à frente o Diario de Pernambuco).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.