PONTO & PRONTOBASTOS FARIAS
O senador Efraim Morais (União Brasil), que notabilizou-se nas eleições de 2022 com a frase "foguete não dá ré", enfrenta dois grandes problemas e pode ter que mudar o discurso para 26. Deve entrar em voga a máxima de que "em toda regra há exceção!
Os ventos que sopram do Vale do Sabugi para o Palácio da Redenção enfrentam empecilhos. Primeiro, uma queda de braço sem precedentes por conta da tal federação que o UB desenha com o PP.
Com os embates via imprensa, já é certo que União Brasil e Progressistas não se unem; pelo menos na Paraíba. É como "água e óleo"... A tribo não comporta dois caciques!
Ainda se recuperando da pancada que levou, ao perder o PSD para os Cunha Lima, o clã Ribeiro não estaria disposto a perder mais uma...
Dizem por aí, inclusive, que Morais já estaria preparando o terreno para desembarcar no Partido Liberal! Mas é melhor aguardar os desdobramentos, até mesmo porque quem morre de véspera é peru. E o Natal está longe.
Além dos opositores, o senador também tende a enfrentar problemas "dentro de casa". O ex-deputado federal Pedro Cunha Lima nunca disse com todas as letras que será candidato a governador, mas diz o ditado popular que "para um bom entendedor, meia palavra basta..."
Filho do ex-senador e ex-governador Cássio Cunha Lima; sem dúvidas ainda o nome mais forte da oposição paraibana, Pedro trocou o raquítico PSDB pelo PSD, que ao contrário dos tucanos, começa a voar alto.
Qual seria o motivo da troca? O que pensa o clã Cunha Lima sob o comando do expert Gilberto Kassab, dono da legenda em nível nacional?
Também é bom lembrar que Pedro foi candidato em 2022 e saiu das urnas com 1.104.963 votos, o que correspondem a 47,49% da votação. E isso deve ser levado em consideração!
É esperar pra ver!
MINHA PEQUENA EVA
Por falar no PSD, será que a viúva do ex-deputado Rômulo Gouveia já decidiu sobre o seu futuro político?
A CRUZ E A ESPADA
Eva tem estreitas ligações com Gilberto Kassab, presidente da legenda, mas também goza do prestígio do governador João Azevêdo (PSB).
QUAL O RUMO?
Vai permanecer no PSD e voltar a conviver com o grupo Cunha Lima ou seguirá com Azevêdo numa outra legenda?
SAI OU FICA?
Não se fala noutra coisa nas bolsas de apostas da Paraíba: o governador João Azevêdo deixa ou não o Palácio da Redenção para concorrer ao Senado Federal?
SUPLENTE
Com a saída da vereadora Fabiana Gomes (UB) para a equipe de governo do prefeito Bruno Cunha Lima, o primeiro suplente Plínio Gomes (mesmo partido) assumirá a cadeira dela na Câmara.
Detalhe: Plínio é irmão do deputado estadual Sargento Neto (PL).
NOVA DATA
O Tribunal de Contas da Paraíba adiou desta quarta-feira para o dia 23 a decisão sobre a indicação de Alanna Galdino para a vaga de conselheira. O pedido de adiamento foi apresentado pelo conselheiro-relator Nominando Diniz.
COMPLICADA
Quem espera sempre alcança? Nomeação emperrada!
NOSTALGIA
"Tem tanta fogueira/ Tem tanto balão/ Tem tanta brincadeira/ Todo mundo no terreiro faz adivinhação..."
Brincadeira na Fogueira (Antônio Barros).
* BASTOS FARIAS - Jornalista por formação, e vocação, o colunista é formado em Comunicação Social (Habilitação em Jornalismo) pela Universidade Estadual da Paraíba, onde também graduou-se em Estudos Sociais. Tem passagem por diversos órgãos de comunicação da Paraíba: Diário da Borborema, Jornal da Paraíba, A União, Rádio Borborema, Rádio POP Cariri, TV Borborema (SBT), TV Manaíra (Band/RedeTV), Portal Paraibaonline, POP Notícias e DaParaíba, exercendo várias funções; de repórter, editor-chefe a gerente de jornalismo. Atuou também no Recife-PE, no Projeto Nordeste (Diário da Borborema, O Norte e Diário de Natal, tendo à frente o Diario de Pernambuco).