Marpet
COLUNA 2
CMCG 2
marpet
PMCG NOVO 4
COMO DIVIDIR O BOLO?

Briga por votos é acirrada

Candidatura de Juliana impõe medo a aliados e movimenta disputa para Assembleia em Campina

PONTO & PRONTO

PONTO & PRONTOBASTOS FARIAS

16/05/2025 21h38Atualizado há 1 mês
Por: Redação

"... De repente as coisas mudam de lugar, e quem perdeu, pode ganhar..." O trecho da música Dois, eternizada pelo cantor e compositor Paulo Ricardo, estará mais do que nunca presente nas eleições de 2026 em Campina Grande. Especialmente na disputa por votos para a Assembleia Legislativa.

Em 2022, juntos, os 10 candidatos mais votados na cidade obtiveram 100.651 votos. Destes, seis foram eleitos: Sargento Neto (PL) - 15.138 votos; Inácio Falcão (PCdoB) - 13.516; Tovar Correia Lima (PSDB) - 10.785; Fábio Ramalho (PSDB) - 9.559; João Paulo (PP) - 7.094; e Adriano Galdino (REP) - 6.442.

Igualmente bem votados; porém, derrotados na disputa, Jô Oliveira (PCdoB) - 11.756 votos; Dinho Papaléguas (PSDB) - 10.089;  Wellington Cobra (Rede) - 8.228; e Ana Cláudia Vital (MDB) - 8.044. Destes, os PMs reformados Dinho e Cobra não devem disputar no ano que vem.

Mas a tendência é que o cenário mude totalmente. Realmente; "quem perdeu, pode ganhar"... 

Nomes como o da vereadora Jô Oliveira, por exemplo, que bateu na trave, pode aparecer na lista dos eleitos. E outros, que conquistaram cadeiras na AL a partir dos fortes ventos soprados do topo da Serra da Borborema, podem amargar derrota.

Em 2026, um fator será crucial e preponderante para dificultar as pretensões dos que têm Campina como fiel escudeira e principal eleitora, em detrimento de outros municípios: a avalanche de candidatos da terra e "forasteiros" que consideram a Rainha da Borborema como terreno fértil para a garimpagem de votos.

Uma nova postulante, no entanto, surge no grupo das candidaturas robustas e com força capaz de até conquistar o topo: Juliana Cunha Lima, que tem como principal cabo eleitoral (sic!) o prefeito Bruno Cunha Lima (UB), seu esposo.

Nos bastidores, a pré-candidatura de Juliana mete medo. Principalmente aos aliados!

Deverá também estar na "briga para dividir o bolo" na terra d'O Maior São João do Mundo e com chances de sair com boas fatias um outro seleto grupo político: Manoel Ludgério (PSDB), Jhony Bezerra (PSB), Tibério Limeira (PSB), Alexandre do Sindicato (UB), André Gomes (UB), Nelson Gomes Filho (Podemos), Marinaldo Cardoso (REP), Felipe Coutinho (REP), Janduy Ferreira (PSDB), Cícero do Carmo (PSD) e Anna Lorena (PSB).

Sem falar noutros que aparecem do nada e que as vezes surpreendem. E outros que engrossam a extensa lista dos cacarecos!

Pois não...

INCÔMODO

Uma nomeação recente tem causado ciumeira no seio governista!
Argumentação: entrada no espaço "alheio".

DE NOVO

O secretário executivo estadual André Ribeiro (PDT), que já concorreu ao Senado e à PMCG, será candidato em 2026.
A dúvida é com relação ao cargo!

BOLA DENTRO

Pra lá de acertada a decisão do vereador-presidente da Câmara de Vereadores de Campina Grande, Saulo Germano (Podemos), de adotar medidas no sentido de controlar a entrada das pessoas à casa.
Nesta quinta-feira, um homem foi flagrado dentro do gabinete do vereador Carlão do Bem (PL), em João Pessoa, armado com uma faca-peixeira.

BOLA DENTRO II

Saulo também chama a atenção para o atentado ocorrido dentro da UEPB, em Campina, meses atrás, quando uma pessoa foi morta a tiros e outra ferida.

O BICHO PEGOU!

Foi de um desrespeito sem precedentes a agressão verbal de um ex-candidato a vereador de Campina Grande contra o ex-candidato a prefeito Jhony Bezerra (PSB), recentemente, num shopping da cidade.

O BICHO PEGOU! II

O agressor, mostrando total descontrole, por pouco não partiu para agressão física. Nem os filhos (crianças) da vítima foram respeitados!

DE OLHO?

E se o governador João Azevêdo (PSB) resolver não concorrer ao Senado, permanecendo à frente do Palácio da Redenção? 
A prefeitura de João Pessoa seria uma possibilidade?
2028 vem depois de 2026 e de 2027...

GELO PURO

Alguém ainda reclama do calor em Campina?

SALVE, JACKSON!

"... Já cansada no meio da brincadeira/ E dançando fora do compasso/ Segurei Sebastiana pelo braço/ E gritei não faça sujeira/ O xaxado esquentou na gafieira/ Sebastiana não deu mais fracasso..."

"Sebastiana" (Jackson do Pandeiro)

 

BASTOS FARIAS - Jornalista por formação, e vocação, o colunista é formado em Comunicação Social (Habilitação em Jornalismo) pela Universidade Estadual da Paraíba, onde também graduou-se em Estudos Sociais. Tem passagem por diversos órgãos de comunicação da Paraíba: Diário da Borborema, Jornal da Paraíba, A União, Rádio Borborema, Rádio POP Cariri, TV Borborema (SBT), TV Manaíra (Band/RedeTV), Portal Paraibaonline, POP Notícias e DaParaíba, exercendo várias funções; de repórter e editor-chefe a gerente de jornalismo. Atuou também no Recife-PE, no Projeto Nordeste (Diário da Borborema, O Norte e Diário de Natal, tendo à frente o Diario de Pernambuco).

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.