PMCG NOVO 4
Marpet
COLUNA 2
marpet
CMCG 2
CONTAGEM REGRESSIVA

Salão do Artesanato está em fase de conclusão e será aberto no próximo dia 11 de junho por João Azevêdo

Secretária de Turismo e Desenvolvimento da Paraíba, Rosália Lucas, comandou uma comitiva que fez nesta terça-feira uma visita técnica ao espaço, na avenida Brasília

03/06/2025 17h38Atualizado há 3 semanas
Por: Redação
Fonte: Secom

Com o tema “A arte de arrochar o nó” e o Macramê como técnica homenageada, o 40° Salão do Artesanato Paraibano ocupará mais de 4.600 m² na Avenida Brasília, reunindo 500 expositores de todo o estado. O evento será aberto oficialmente no dia 11 de junho, indo até o dia 29 de junho.

Na manhã desta terça-feira (03), a secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, Marielza Rodriguez, gestora do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), João Alberto, gerente do Sebrae Campina Grande, Jucieux Palmeira, gestor do artesanato no Sebrae Paraíba, e Divaildo Júnior, gestor do Centro de Convenções de Campina Grande, realizaram uma visita técnica à estrutura do Salão, que está em fase de conclusão.

A comitiva vistoriou os espaços em montagem, conferiu a logística de instalação dos estandes e destacou a importância do evento para o fomento à economia criativa e à cultura local. Rosália Lucas ressaltou o potencial do artesanato paraibano e o investimento do Governo do Estado. 

“Este Salão é um marco para nossa cultura, economia e o desenvolvimento sustentável, gerando cerca de R$ 3 milhões em 18 dias de intensas atividades. Aqui, os artesãos ganham visibilidade e o público pode conhecer a riqueza da nossa arte manual, que gera emprego e renda para milhares de famílias", disse Rosália.

Marielza Rodriguez ressaltou que todos os espaços estão voltados para valorizar a beleza e a potência do artesanato, em espacial dos homenageados desta edição. “O grande destaque deste Salão é a homenagem inédita aos artesãos do macramê, especialmente os mestres de Araruna e do Curimataú, que dominam a arte de 'arrochar o nó' — tema desta edição. O governador João Azevêdo e a primeira-dama Ana Maria Lins tiveram o cuidado de valorizar quem nunca teve visibilidade: dez desses artesãos estão sendo homenageados, com suas histórias contadas para que todos conheçam suas trajetórias e a riqueza que produzem", revelou Marielza.

Jucieux Palmeira explicou que a montagem está em ritmo acelerado e dentro do prazo: "o Sebrae, junto com o Governo do Estado, desenhou este espaço para valorizar cada detalhe do artesanato: iluminação adequada, circulação planejada e toda a infraestrutura para que o público tenha uma experiência imersiva na nossa cultura. Aqui, cada nó, cada trançado e cada peça contam a história da Paraíba com o respeito que merecem."

O 40º Salão do Artesanato Paraibano é uma realização do Governo do Estado (Setde/PAP) e Sebrae e será aberto oficialmente no dia 11 de junho, em solenidade que contará com a presença do governador João Azevêdo, a primeira-dama e presidente de honra do PAP, Ana Maria Lins, o vice-governador Lucas Ribeiro e a segunda-dama Camila Mariz. A arte será protagonista em Campina Grande, durante o Maior São João do Mundo, até o dia 29 de junho, com visitação aberta das 15h às 22h.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.