CMCG 2
Marpet
COLUNA 2
PMCG NOVO 4
marpet
CUIDADOS

Maior São João do Mundo destaca cuidados com a entrada e permanência de crianças e adolescentes na festa

Menores de idade devem portar documento de identificação, mesmo quando acompanhados

03/06/2025 18h26Atualizado há 3 semanas
Por: Redação
Fonte: Assessoria / Arte Produções

O Maior São João do Mundo orienta pais e responsáveis sobre a importância do uso dos documentos oficiais para entrada e permanência de crianças e adolescentes no Parque do Povo. Na ausência de documentos, menores de idade não poderão entrar na festa, mesmo se estiverem acompanhados.

A ação visa fortalecer o cuidado com o público infantojuvenil que frequenta a festa, reduzindo o número de violações de direitos e fortalecendo as políticas de cuidado com a infância e juventude, estabelecidas no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).

A grandeza do Maior São João do Mundo também exige uma resposta coordenada e robusta, à altura da festa, para garantir a proteção dos mais jovens, destacou o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente e Coordenador da Ação Intersetorial, Paulineto Sarmento:

“A proteção de crianças e adolescentes é trabalhada durante o Maior São João do Mundo como prioridade na Ação Intersetorial de Prevenção e Proteção a Crianças e Adolescentes. Este evento, que celebra nossa cultura com tanta alegria, também nos impõe a responsabilidade de garantir um ambiente seguro e acolhedor para os mais jovens. Trabalhamos lado a lado, compartilhando informações e responsabilidades, para identificar e intervir em situações de risco, como trabalho infantil, exploração sexual, desaparecimento ou negligência, garantindo uma rede de proteção mais sólida e presente em todo o evento”, comentou.

A fiscalização nas entradas pretende fortalecer a rede de proteção e atuar preventivamente contra aumentos nos registros de violação de direitos. Também é uma forma de garantir que os jovens estarão acompanhados pelo responsáveis legais ou por alguém autorizado pelos pais ou responsáveis.

“Eu acredito que a exigência do documento é importante sim, para garantir mais segurança no acesso e permanência na festa. Significa que os pais estão cientes e monitorando seus filhos, muitas mães deixam os filhos irem ou acompanham os filhos, para monitorarem, e isso é muito importante”, comentou Rosinalva Lins, servidora pública e mãe de dois adolescentes.

A fiscalização nas portarias faz parte do conjunto de medidas estabelecidas para o Parque do Povo, referentes ao Público Infantojuvenil, e deve ser mantida até o encerramento da festa, como forma de coibir a circulação de menores desacompanhados.

Texto e foto: Myrlla dos Anjos / Arte Produções

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.