O corpo principal do radiotelescópio Bingo foi enviado na terça-feira (10) da China para o Brasil. O equipamento, que será instalado no município de Aguiar, no Sertão da Paraíba, faz parte de um projeto científico que deve ser concluído em 2026. O objetivo é investigar sinais do universo, como a matéria escura, por meio da captação de ondas de rádio.
A estrutura saiu do porto chinês de Tianjin e deve desembarcar no Porto de Suape, em Pernambuco, após quase dois meses de transporte.
O radiotelescópio será instalado na Serra do Urubu, local escolhido por ter baixo nível de interferência eletromagnética, sem sinal de celular ou rotas aéreas nas proximidades.
Como será a montagem
As estruturas chegarão em contêineres. Entre as partes enviadas estão os espelhos primário e secundário e as torres das cornetas, que são componentes centrais do radiotelescópio. As estruturas viajarão em contêineres e foram testadas e certificadas antes do embarque.
O engenheiro sênior Wu Yang, do 54º Instituto de Pesquisa da China Electronics Technology Group Corporation (CETC), explicou que o telescópio foi projetado com foco na montagem em território brasileiro.
“O telescópio adota uma estrutura dual com deslocamento, sendo que cada seção possui uma forma única. A instalação no Brasil será feita pelo lado brasileiro, o que exige um processo de montagem simplificado”, afirmou Wu Yang.
Segundo ele, foi utilizada uma combinação de painéis e estruturas em treliça para facilitar tanto a produção quanto a instalação das peças.