PONTO & PRONTOBASTOS FARIAS
Noutros tempos, a dançarina Bianca Alencar, que acabou sendo expulsa pelo patrão Zezé Di Camargo, teria uma resposta à altura, com adjetivos impublicáveis e comparações não republicanas. Mas em respeito aos animais, e à legislação, evitando cair no mesmo erro, é importante tratá-la com decência, se é que merece!
Foi uma declaração mais do que infeliz, comparar a comida nordestina com lavagem, usada quase sempre para alimentar os porcos. Não sabe ela, que a lavagem por ela descrita, tem matado a fome do povo do Nordeste; esta mesma gente que ao longo dos anos tem contribuído cada vez mais para engrandecer a sua São Paulo.
Esquece a dançarina, que são muitos os feitos dos nordestinos na sua terra. Para não ir muito adiante, vale lembrar que nasceu aqui mesmo, no sofrido e tórrido Sertão paraibano, a ex-prefeita de sua metrópole, Luiza Erundina, que até hoje vem trabalhando indistintamente pelo povo, paulistano ou paulista, independentemente que tenha origem no Nordeste ou que seja da gema!
Sim; o sangue e o suor nordestinos estão presentes em cada esquina de Sampa, que infelizmente pariu alguém desta estirpe - preconceituosa, xenofóbica e, acima de tudo, desconectada das tradições e culinária nordestinas. Nada é perfeito!
Você não sabe o que é bom! Por acaso já provou iguarias típicas do Nordeste, tipo a carne de sol, as tradicionais carne e buchada de bode, o nosso queijo coalho ou uma suculenta galinha de capoeira com cuscuz?
Se por acaso viajar ao Nordeste - não sei se terá coragem - procuras na orla paraibana provar a nossa moqueca de peixe! Ou mesmo o nosso camarão! Que tal saborear os nossos pratos baianos? A você, indico muito quente!
Aqui tem de tudo e muito mais - tem rapadura, mel de engenho, picado de bode e tapioca -, resta saber o que vais querer!
Antes, no entanto, lava a boca quando for falar do Nordeste! O povo nordestino merece respeito.
E os porcos também!
VAI E VEM
Nas andanças dos pré-candidatos pela Paraíba durante os festejos juninos, uma ausência: Pedro Cunha Lima, presidente do PSD estadual e pré-candidato a governador.
VAI E VEM II
Os que gastaram sola de sapato: Lucas Ribeiro (PP), Cícero Lucena (PP), Adriano Galdino (Republicanos), João Azevêdo (PSB), Veneziano Vital do Rêgo (MDB), Efraim Morais (UB), Hugo Motta (REP) e Jhony Bezerra (PSB)
GRANDE SÃO JOÃO
O Maior São João do Mundo mais uma vez sucesso total. Parabéns à Prefeitura Municipal e à Arte Produções, organizadoras do evento. Ao Governo do Estado, idem: segurança nota 1.000.
PONTO NEGATIVO
O DNIT não se preparou. Tinha que ter resolvido o trânsito na Alça Sudoeste, especialmente no entroncamento com a BR-104. Nos dias de pico e de chuva; um verdadeiro caos!
LIVRAMENTO
O prefeito Bruno Cunha Lima (UB), que desta vez viajou (está em missão em Portugal), por pouco não enfrentou o mesmo perrengue do prefeito pessoense Cícero Lucena (PP), em Israel.
Bruno não viajou com a comitiva brasileira à "Terra Santa" por conta das atividades inerentes ao Maior São João do Mundo!
PROMOÇÃO
Ganha um prato de canjica com queijo coalho assado na brasa quem acertar as chapas que irão concorrer ao Governo do Estado e ao Senado no ano que vem na Paraíba...
HAJA FORRÓ
"O candieiro se apagou/ O sanfoneiro cochilou/ A sanfona não parou/ E o forró continuou.. "
Forró no Escuro (na voz de Luiz Gonzaga)
BASTOS FARIAS - Jornalista por formação, e vocação, o colunista é formado em Comunicação Social (Habilitação em Jornalismo) pela Universidade Estadual da Paraíba, onde também graduou-se em Estudos Sociais. Tem passagem por diversos órgãos de comunicação da Paraíba: Diário da Borborema, Jornal da Paraíba, A União, Rádio Borborema, Rádio POP Cariri, TV Borborema (SBT), TV Manaíra (Band/RedeTV), Portal Paraibaonline, POP Notícias e DaParaíba, exercendo várias funções; de repórter e editor-chefe a gerente de jornalismo. Atuou também no Recife-PE, no Projeto Nordeste (Diário da Borborema, O Norte e Diário de Natal, tendo à frente o Diario de Pernambuco).